Governo anuncia selo de qualidade para projetos de infraestrutura

Segundo secretário do Programa de Parcerias de Investimentos, certificação por empresas cadastradas pelo Inmetro dará mais segurança para o financiamento de projetos.


Por Laís Lis | G1, Brasília

O secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Adalberto Vasconcelos, anunciou nesta quarta-feira (20) a criação de uma certificação de qualidade para os projetos de infraestrutura.

Resultado de imagem para secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Adalberto Vasconcelos
Adalberto Santos de Vasconcelos, secretário executivo adjunto do Programa de Parcerias de Investimentos | Reprodução

A Certificação Acreditada será emitida por empresas habilitadas pelo Inmetro e, segundo o secretário, garantirá a viabilidade e a qualidade dos projetos e das obras.

Segundo ele, será uma espécie de “selo de qualidade” que vai garantir que a obra é viável e que, por exemplo, tem condições de ser concluída dentro do cronograma.

Vasconcelos disse que o certificado ajudará na concessão de financiamentos para os projetos. Com essa certificação, o banco que financiar a obra – ou a companhia de seguro – terão mais segurança de que o projeto é viável.

O secretário destacou que a certificação será optativa, mas o governo poderá exigir em edital que o vencedor de determinado leilão contrate esse serviço. A contratação será paga pelo empreendedor.

“Se você analisar o projeto, não significa maior custo. Você vai ter mais garantia no licenciamento ambiental, no financiamento”, afirmou.

PPI

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Moreira Franco, apresentou nesta quarta-feira um balanço das ações do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e as projeções para 2018.

Segundo o ministro, a prioridade do governo será a questão ferroviária. “O Brasil não pode continuar com a extensão ferroviária que tem. O dano para o agronegócio é altíssimo”, disse.

Segundo dados do PPI, a previsão é fazer 75 concessões e privatizações ao longo de 2018, 55 das quais na área de transportes, incluindo a concessão de 13 aeroportos e 4 rodovias.

Segundo previsão do PPI, esses projetos garantirão R$ 132,7 bilhões em investimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas